Notas Avulsas

terça-feira, setembro 19, 2006


Beto Rockefeller


ou

eu que de burro achava que a Cabana do Pai Tomás era o máximo...

Com a palavra, Cristina Brandão:

"Em 1968, a TV Tupi lança a telenovela que seria um divisor de águas na teledramaturgia brasileira:"Beto Rockefeller", de Bráulio Pedroso. Criativo e ousado, o autor rompe com os diálogos formais e propõe uma narrativa de cunho coloquial, repleta de gírias e expressões populares; reproduz fatos e fofocas retiradas de notícias de revistas e jornais da época; teve a preocupação de trazer o cotidiano vivido para o vídeo e procurou escrever uma novela com proposta bem mais realista do que se costumava ver na telinha. Beto Rockefeller se distancia também do melodrama,na medida em que o ator principal ( Luís Gustavo) é um anti-herói. Um pobretão que queria subir na vida sem muito esforço, não possui dinheiro mas tem talento de enganar as pessoas. Pela primeira vez aparece na TV um herói que não era impoluto, corajoso, maravilhoso. Ao contrário, Beto era mentiroso, arrivista e carreirista."

Na foto: Leonor Bruno, Luiz Gustavo, a sempre e majestuosamente belíssima e estonteante Irene Ravache e Jofre Soares.

7 Comments:

  • Estou querendo lembrar as garotas da novela. Beto termina apaixonado por uma (Bibi nao sei o que?) enquanto fica noiva de outra ... Debora ----?, o nome da atriz. Pessima memoria essa minha.

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 07:35  

  • Quiz dizer noivo, claro, nao noiva. Vi tambem na IMDB que fizeram um fime en 70 chamado "BR" com o Plinio Marcos e o Braulio Pedroso. Sera?

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 07:38  

  • Débora Duarte?

    By Blogger cjb, at 20/9/06 09:07  

  • Debora Duarte ... Exatamente--ela fazia o papel da menina rica, apaixonada pelo Beto. Mas, que eu me lembre, o Beto 'tava gamado na amiga timida e deprimida dela ... Nao me lembro do nome da atriz. Pele clara e empipocada, cabelos pretos lisos, grandes olhos! E o Beto um tipo assim bem Belmondo de araque. Ai, que saudades.

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 09:53  

  • Hummmmm...

    Débora Duarte era a riquinha pro golpe do baú.

    Irene Ravache (que me lembra a Diane Keaton e vice-versa)(não, Balla, não pergunte por que) era a irmã dele, certinha.

    E a paixão era a ...
    Putz, ela virou deputada, engordou pra burro - nada contra, é direito dela, mas numa atriz... - e elegeu-se, pasmem, pelo pt.
    Ah! Lembrei!

    Beth Mendes.

    Lembrei por causa da política.
    Ô mente viciada!

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 13:00  

  • Pois é, Bibi, saudades também...

    Foi a primeira novela que botou a gente em casa pra assistir, sem vergonha e sem esconder.

    Por "gente", entendam, referi-me aos adolescentes da época. Eu tinha acho que 14, 15...

    Ver novela, pra quem tinha tv, era meio atraso de vida, coisa de bocó. "Beto" mudou essa concepção.

    By Anonymous Anônimo, at 20/9/06 13:03  

  • Grade-A Insights. As usual, Emerson...

    By Blogger cjb, at 20/9/06 18:11  

Postar um comentário

<< Home