Notas Avulsas

terça-feira, julho 25, 2006


e dos bolinhos
de bacalhau há 500 posts atrás...

como se só agora eu me lembrasse das pataniscas, pataníseas, patavinas de bacalhau que faziam no Pavão Azul na Hilário de Gouveia, entre a Barata e Tonelero. De cara pra 13ª DP. Ou do bobó de camarão que a mulher que cozinhava lá pra eles trazia congelado nos fins de semana. E o português chato, marrento e antipático, até meio ladrão, que comandava o balcão do Pavão Azul... que te olhava com aquele olhar chato e marrento de dono de um tesouro e como se você, freguês, implorasse um favor...

Alerta a todos. Eu aprendi a fazer Pataniscas. Não há mistério. Bacalhau, água, braço e cuidado e ovos. Faz-se em qualquer ponto onde se tem um bom bacalhau demolhado.

6 Comments:

  • Balla, vai dirmir um pouco.
    Voce quer aprender uma receitinha de buchada?
    prato muito apetitoso aqui no norte.

    Pô voce atualiza os post e joga varios num dia só..
    -------------------------
    Cozinhar é uma arte meu caro. Precisa de talento.

    By Blogger Iara Alencar, at 25/7/06 07:36  

  • Iara,

    Que cozinhar seja arte (quando feito por quem sabe) não tenho a menor dúvida.

    Agora, vejamos, se você quiser mesmo me passar uma receitinha de buchada eu pago pra ver. Onde foi que eu li que era uma espécie de Haggis do sertão?

    Tá legal. topo sim.

    Até porque eu já cansei de fazer feijão, carne assada, quibebe, bifões na chapa, spaghetti alla carbonara, saladas de folhas e tudo o mais o meu pobre repertório de rapaz honesto e trabalhador.

    beijo,

    CJB

    By Blogger cjb, at 25/7/06 08:22  

  • Iara, longe de mim dar tapinhas nas próprias costas, mas não vá por mim e sim pela palavra de Bebel, que aqui nessas bandas vale o que pesa...:

    http://bebelfazamao.blogspot.com/2006/05/no-meio-do-caminho-tinha-um-cachorro.html

    By Blogger cjb, at 25/7/06 17:05  

  • ahh voce come bem, nem vai querer o suculoso prato nordestin-nortista!
    Imaginando agora um delicioso tucunare na brasa...

    By Blogger Iara Alencar, at 26/7/06 07:54  

  • Ou então uma picanha, mal assada, com gordurinha...limão..farofa...
    E acompanhada por uma cerveja.

    Ou uma cachaça mesmo!

    By Blogger Iara Alencar, at 26/7/06 07:56  

  • aquela picanha bem sangrenta... tem tudo a ver

    mas eu vou te perseguir até conseguir a receita da Buchada.

    Sempre preferi a chamada "baixa" gastronomia.

    A gostosura e a complexidade vieram de lá.

    By Blogger cjb, at 28/7/06 01:49  

Postar um comentário

<< Home