Notas Avulsas

segunda-feira, julho 31, 2006


Nelson's School
Agora que eu me lembro do menino irlandês de 1966. Ele usava um tênis diferente. As vezes era preto-e-branco; outras, era branco-e-preto. E em vez de cinto trazia uma corda amarrada na cintura. Na Nelson’s School em 1966 ele era bola fora.

Sabe-se lá por quê?

Naquela época tinha polonês, tcheco, egípcio… todo o bloco “Oriental” da europa da guerra fria e do Egito nasserita.

E tinha o irlandês com jeito de pobre, conforme o estereótipo, que mal sabia comer um queijo quente.

E tinha eu. Eu que não era ninguém, mas que graças às aulas de boxe no University Club em Washington, antes da partida transequatorial, sabia como manter a guarda e ainda desferir uma direita oportuna.

E por isso dizem que eu dei uma surra no xerife da turma, um tal de Pedro que morava na João Lira, e que nunca mais mexeu comigo.

Quando o que eu mais queria era aprender como se subia naquela árvore centenária que tinha no pátio.

Lá se vão 40 anos.. 40 árvores.. Entre a Teixiera e a Montenegro nos dias da Nelson’s School.

9 Comments:

  • Oi querido amigo, (posso te chamar assim? ou a Bebel vai ficar com ciumes?)Então voce come sushi??beleza..

    Fala sério voce já tem 40 anos?
    hun..jurava quye tinha uns 20 e poucos..pô ando mal de chutômetro.

    Nelsons School era um Colegio??

    By Blogger Iara Alencar, at 31/7/06 07:34  

  • Cara Iara. Há 7 anos (e 335 dias) que eu tenho 40.

    E a Nelsons School era um pequeno colégio inglês em Ipanema. Que não existe mais. Na aula de música o Mr Nelson, que martelava um piano, tocava hinos da época da guerra contra os Boers!

    Mas pode me chamar de querido amigo sim. Pode não. Deve.

    Beijos

    By Blogger cjb, at 31/7/06 11:21  

  • Ora! Procurei alguma coisa sobre o Nelson's School e achei esse seu blog. Também fui de lá, em 1960 e 1961. Havia acabado de voltar dos EUA, onde aprendera um pouco de inglês (sou de 1954) e fizeram a tentativa de me "bilingüar". Não deu certo e fui para o SÃo Fernando, em Botafogo. Só fui ser bilingüe mais tarde, em 1967/73, na Suíça, e em francês.
    Um abraço
    Antonio Carlos Braga
    antoniocvbraga@terra.com.br

    By Blogger Robinson Crusoé, at 24/4/07 00:56  

  • Fui de lá também, por volta de 57-58. Lembro da Mrs Nelson para cujo escritório iam os mal-comportados para levar uma bronca, a cadeira dela tinha uma espécie de bóia que diziam as más linguas era por causa das hemorróidas, o Mr Nelson que ensaiava o coro de natal com uma batuta embrulhada em papel festivo, "trim the halls with boughs of holly, fa-la-la-la-la la-la-la-la"...Tinha a Miss Betsy, o Mr Burroughs..esse era de ciencias. Realmente lá no fundo tinha um arvore enorme que todos escalavam na hora do recreio. Lembro também do livro da aula de ingles, de capa amarela, 'good times with our friends', tinha a Sally e o cachorro Spot.

    Fui passar um tempo na colonia de ferias deles em friburgo, foi meu primeiro contato com a cidade onde hoje moro.

    By Blogger Unknown, at 23/9/10 18:12  

  • Poxa, demorou mas achei !! estu
    dei no Nelson´s 9 anos. Adorava!!
    Seria bom q muitos pudessem se reencontrar... Já li um depoimento muito revoltado de um Antõnio Carlos... mas acredito q muita gente gostou de lá. ah, meu período foi de 60 a 68. Gostaria de saber de algumas pessoas...
    valeu Jennifer Wailes
    jenniferwailes@hotmail.com

    By Anonymous jennifer, at 27/12/10 23:34  

  • Ei, não sei porque, lembrei do Nelson's School agora, botei no google, e olha que eu encontrei voces aqui! rs Eu também estudei lá vários anos, lá pelos 60. Lembro do Mr Nelson's ensaiando o coro, e a getne tiha um caderninho encapado com um material plástico resistente com todas as músicas. A Mrs. Nelson, sempre meio rígida, com aquele jeitão dela. O prof. Darcy, que hasteava aquela bandeira do Brasil no pátio de manhã e sempre se emocionava. Quem mais? O Lauro, ator, que dáva aula de Portugues, acho. Aquela árvore maravilhosa que eu subia e ficava hoooras deitada nos troncos largos. E o professor de ginástica, que mandava os alunos saltarem lá de cima para um trecho de areia no chão. A cantina e as mesas compriiidas. A festa de São João, com casamento dos noivos. A escada para o 1º andar ( será que eu tô confundindo? ) com o chão vermelho. O professor Waldemar, de Geografia, alto e encurvado. O professor de portugues Carlos Alberto ( acho ). A pequena sala de professores, lá embaixo, perto do pátio e da secretaria, onde a secretária rodava material em extênsil (rs )e ficava aquele cheiro de álcool.

    Sonia Weil

    By Anonymous Anônimo, at 3/3/12 17:45  

  • Poxa, gostaria muito q as pessoa q postam deixassem um endereço de email pra q a gente pudesse trocar lembranças ! Já me comuniquei com duas....

    By Anonymous Jennifer Wailes, at 16/4/12 00:31  

  • oi

    By Blogger Unknown, at 2/3/13 12:12  

  • Estudei no Nelson's School em 61 quando tinha 12 anos,e, tenho saudades da época.Lembro bem dos professôres,pois tenho um caderno de recordações,(que era uma febre na época) onde muitos deles deixaram uma mensagem para mim.Carlos Alberto Bacellar,de Português,Renato de Geografia,Lauro Góes,de Estudo Dirigido. Depois eu o vi como ator da Globo. Professôra Lilian. A de Inglês,Mrs. Rabby.O Prof. Darcy Villaça. O filho dele Luis Fernando foi da minha sala.Foi muito triste quando ele faleceu.Marcou muito.Nessa idade é complicado lidar com a morte.Quem estudou lá,foi a Celia Vaz, ótima cantora.Devo ter estudado por uns três anos. Foi um tempo bom. Fiz amizade com uma alemã e uma turca que depois retornaram para seus países de origem.Gostaria de rever os colegas. Quem sabe um dia...Abraços.

    By Blogger Unknown, at 2/3/13 12:47  

Postar um comentário

<< Home